Página Inicial > Cotidiano, Turismo > Fumar na Europa

Fumar na Europa

Cigarro por lá é muito, mas muito caro… o país mais barato, tendo o Marlboro como referência, é a Espanha, onde custa 3,25€, e os mais caros França e Alemanha, onde a caixinha custa mais do que 4€, sendo que na Alemanha a embalagem tem 17 cigarros… não 18, nem 20, mas 17! Vai entender…

E não se vende, facilmente, cigarros para menores: na maioria dos lugares as máquinas de venda automática têm que ser desbloqueadas pelo estabelecimento (controle remoto em Portugal e na Espanha ou por um cartão, na Alemanha). Em Paris quase não comprei pois havia meu estoque de brasileiros :)

Para os inveterados preocupados com a iminente lei que nos proibirá de fumar em lugares fechados aqui em São Paulo, não é o fim do mundo: lá já é assim*, e acostuma-se a ocupar as mesas nas calçadas ou sair para fumar seu careta sossegado. No inverno lá é que deve ser duro, mas aqui?

* só na Espanha, ao menos em Cádiz e Setenil, encontrei estabelecimentos – bares e até restaurantes -  onde o fumo é permitido: estes ostentam uma placa azul do lado de fora para avisar a clientela. Em Hamburgo encontrei mais um, mas acho que fumar cigarros era tão permitido quando fumar as outras coisas que fumavam lá ;)

De uma forma geral os fumantes e não-fumantes convivem bem, e o preço e as restrições acabam desestimulando o tabagismo, que é o caminho que deveremos adotar cada vez mais por aqui.

Categories: Cotidiano, Turismo
  1. Andrey Sant’Anna
    22, maio, 2009 em 00:16 | #1

    Gostaria de redescobrir Paris e Londres com seus cafés e pubs agora livres da fumaça. Com certeza aquela tarte tatin e aquele pint de Guinness seriam muito melhor aproveitados.
    Acho ótimas as proibições de fumar em locais públicos. No entanto, fumei muito cigarro por tabela em casa. Taí um lugar que os governos terão dificuldade em interferir… Na vida privada reina a consciência de cada um.

  2. Heid
    22, maio, 2009 em 16:30 | #2

    Duuuuuuuuuuu para cô isso ôme!!!

    rsrsrs

    Saudade ein…
    beijos

  1. 5, agosto, 2009 em 16:50 | #1