Página Inicial > História, Lisboa, Turismo > Panteão Nacional – Lisboa

Panteão Nacional – Lisboa

O Panteão Nacional em Lisboa é o edifício onde estão instalados os túmulos de diversas figuras históricas de Portugal, como Dom Pedro IV (nosso I), Dom João IV, Camões e… Amália Rodrigues.

Faltou Fernando Pessoa, mas vá lá, vou lá amanhã.

Numa ala dedicada a políticos da Era Repúblicana de Portugal há um quadro com uma linha do tempo dos Chefes de Estado desde então, e Salazar não está lá, há apenas uma breve citação ao “Estado Novo” no texto explicativo ao lado.

DSC_0644

Não sou adepto de esconder o passado, creio que mais atrapalha.

Ah, lembrei-me agora que em 25 de Abril último estava uma celeuma por aqui, pois na cidade natal de Salazar, Santa Comba Dão, inauguraram uma largo com o nome dele. Justamente neste dia…

Categories: História, Lisboa, Turismo
  1. Andrey Sant’Anna
    12, maio, 2009 em 22:00 | #1

    Também achei interessante ver o túmulo de Camões.
    Mais interessante ainda quando vi o outro túmulo de Camões, lá no Mosteiro dos Jerónimos!
    http://100cores.blogs.sapo.pt/2168.html
    Fico pensando se ele está enterrados em um ou outro, ou um pedaço em cada, ou mais provavelmente em nenhum dos dois. Hahaha, só em Portugal mesmo.
    PS: Acho que o panteão daí, inspirado no da França em arquitetura, é inspirado em conceito no de Brasília: Não possui os corpos dos homenageados, só as tumbas vazias.
    Aí em Lisboa também vai encontrar o de Pessoa, que aposto, não consta no guia de Lisboa que ele fez. Está no Mosteiro dos Jerónimos, junto do outro de Camões.

  2. 13, maio, 2009 em 04:51 | #2

    Então… também me pareceu haver mais de um ‘túmulo’ dos membros da família Real. Devem distribuir mesmo… lembra Tiradentes?

  1. Nenhum trackback ainda.