Página Inicial > Cotidiano, Gastronomia > Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Retribuindo umas receitas do Théo, do Akelacoisatoda, vai aqui a do meu já tradicional e consagrado Bolo de Cenoura, com a receita original do livro alterada com dicas adquiridas em anos de experiências.

Ah, mas como o mundo evolui, neste resolvi inovar e coloquei chocolate granulado na massa, e ficou bom.

Massa Cobertura
3 cenouras picadas
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite

O Bolo
- primeiro peneire o açúcar numa tijela e guarde o que não passar na peneira para usar na cobertura – complete o açúcar da massa se achar que peneirou muito.

- aí é para bater no liquidificador a cenoura, os ovos, o óleo, o açúcar e o sal, mas atenção: não ponha tudo de uma vez no liquidificador antes de ligá-lo! Provavelmente as cenouras vão travar nas lâminas e o motor vai parar… se você persistir vai sair fumaça do aparelho (hummm… acredite). Então bata 1o os ovos e o óleo, depois vá colocando os pedaços de cenoura, aos poucos. Bateu bem? Então agora vá colocando o açúcar, até ficar um creme.

- muito bem, agora sim ligue o forno em uns 200 graus (centígrados). As receitas normalmente pedem para você ligar o forno antes de separar os ingredientes: não se engane, é complô das companhias de gás.

- numa tijela, coloque a farinha e o fermento, misture. Agora vá colocando aos poucos o creme que está no copo do liquidificador, mexendo com uma colher de pau. Depois que colocou tudo que tinha no liquidificador, continue mexendo no sentido horário ou anti-horário, tanto faz. Quando você perceber que estão se formando umas bolhas na massa, não se assuste, só indica que está pronto.

- agora a novidade opcional: coloque chocolate granulado e misture mais um pouco… acho que eu coloquei umas 50 gramas, que era metade da embalagem. Bem, isso é de gosto.

- coloque numa fôrma com buraco no meio e leve ao forno. Demora uns 35/40 minutos para ficar pronto, o que você comprova furando o bolo com um palito e, se sair seco, tire do forno, ponha para esfriar, desenforme quando ficar morno.

A Cobertura
Basicamente é jogar todos aqueles ingredientes (não esqueça de usar o açúcar que você separou) numa panela pequena, ligar o fogo, misturar até ferver, deixar uns 3 minutos, e pronto. Com o tempo você vai ajustando as quantidades para obter a consistência que você mais gosta. Aí é só, ainda quente, despejar no bolo.

Pronto Desenformado

DSC_0807

DSC_0814

Virado Coberto

DSC_0819

DSC_0820

Comido

DSC_0825

Categories: Cotidiano, Gastronomia
  1. 25, setembro, 2009 em 11:12 | #1

    Sensacional! Deu água na boca…

  2. 25, setembro, 2009 em 11:36 | #2

    fala serio edu, ai nao tem so cenoura nao!!! parece q tem umas coisas que lembra oregano … sei la… rs

  3. 25, setembro, 2009 em 12:14 | #3

    Ih, Rafael… não me dê idéias… :)

  1. Nenhum trackback ainda.