Arquivo

Arquivo de 12, maio, 2009

Castelo de São Jorge – Lisboa

12, maio, 2009 4 comentários

Ufa, hoje andei… tudo seguindo o Roteiro do Pessoa, que ganhará uma página exclusiva quando eu terminar, mesmo incompleto.

O castelo é tão antigo que sequer conseguem precisar o ano de sua construção pelos mouros (muçulmanos), de certa maneira pode-se dizer que ele é mais velho que Lisboa.
E caminhar por suas escadas, corredores, e terraços, proporciona uma rica mistura entre a beleza de admirar a contrução e seus monumentos, e a estranha sensação de contato com o passado, quando constatamos que estamos pisando em caminhos e degraus que foram construídos, e pisados, antes sequer do achamento do seu país.
Foi o que senti também com maior intensidade em Belém e na Sé, se bem que depara-se com essa sensação por todos os lados.
Como no restaurante em que almocei alheiras hoje: se me falassem que Pedro Álvares Cabral almoçou lá antes de partir em 1500 eu não duvidaria, de tão antigo o lugar :)

Categories: Lisboa, Turismo

Catedral da Sé – Lisboa

12, maio, 2009 Sem comentários

Muito belo o templo, com o plus-a-mais de exporem as escavações que mostram vestígios de ocupação desde a época dos romanos.

Categories: Lisboa, Turismo

Panteão Nacional – Lisboa

12, maio, 2009 2 comentários

O Panteão Nacional em Lisboa é o edifício onde estão instalados os túmulos de diversas figuras históricas de Portugal, como Dom Pedro IV (nosso I), Dom João IV, Camões e… Amália Rodrigues.

Faltou Fernando Pessoa, mas vá lá, vou lá amanhã.

Numa ala dedicada a políticos da Era Repúblicana de Portugal há um quadro com uma linha do tempo dos Chefes de Estado desde então, e Salazar não está lá, há apenas uma breve citação ao “Estado Novo” no texto explicativo ao lado.

DSC_0644

Não sou adepto de esconder o passado, creio que mais atrapalha.

Ah, lembrei-me agora que em 25 de Abril último estava uma celeuma por aqui, pois na cidade natal de Salazar, Santa Comba Dão, inauguraram uma largo com o nome dele. Justamente neste dia…

Categories: História, Lisboa, Turismo