Arquivo

Arquivo de 2, abril, 2009

O assassino

2, abril, 2009 1 comentário

Ray Bradbury era um visionário, escreveu este conto no início da década de 1950 e eu o li pela primeira vez ainda adolescente, em 80 e tantos… de lá pra cá tenho visto ele se tornar cada vez mais real. Hoje, tirando algumas tecnologias diferentes das que adotamos, ou ainda não adotamos, e a qualidade das músicas, muito melhores no conto, lembro dele quando, por exemplo, entro em um ônibus e eu sou o único passageiro que não está ao celular; ou quando tentaram implantar, também nos ônibus de São Paulo, TVs publicitárias com som, o que, felizmente, alguns de bom senso conseguiram proibir -  hoje é apenas vídeo e podemos não olhar para ele.

O livro que o contém, o ‘Frutos dourados do Sol’, está fora de catálogo há muitos anos, mas pode ser encontrado em sebos; e o encontrei aqui no Scribd. Além d’O Assassino, vários outros são antológicos, como ‘O Pedestre’ e o ‘O grande jogo entre brancos e negros’, escrito antes do discurso do M.L.K. e muito antes do Obama.
Nota: embora Bradbury tenha se tornado conhecido como escritor de SciFi, ele foi também um ótimo cronista do cotidiano dos Estados Unidos de meados do século passado.

Leia mais…

Categories: Literatura